Covid-19: 66% não confiam nos dados divulgados pelos governos

Instituto Paraná questionou também se os números de infectados pelo coronavírus são maiores, menores ou iguais aos lançados pelos governos

Na imagem, paciente diagnosticado com coronavírus é tratado em hospital

Na imagem, paciente diagnosticado com coronavírus é tratado em hospital

Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo

Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta segunda-feira (22) aponta que mais da metade dos brasileiros não confia nos números divulgados diariamente pelos governos sobre o novo coronavírus.

Na pergunta, o instituto não questiona se os entrevistados acompanham as divulgações de dados pelo governo federal ou governos estaduais. 

De acordo com a pesquisa, 66,1% afirmaram que não confiam, 27,8% disseram que sim, confiam, e 6% não sabem ou não responderam.

Leia mais: Brasil passa de 50 mil mortes por covid-19; casos vão a 1.085.038

O instituto questionou também se os entrevistados acreditam que os números de infectados pelo coronavírus são, na verdade, maiores, menores ou iguais aos divulgados pelos governos: 35,7% disseram que são menores, 35,6% avaliaram que são maiores, 23% responderam que são iguais e 5,7% não sabem ou não responderam.

Cerca de 93% dos entrevistados responderam ainda acreditar na existência do coronavírus; outros 4% disseram que o coronavírus não existe e 2,4% não sabem ou não responderam.