CPI quer ouvir ex-ministro Osmar Terra sobre "gabinete paralelo"
A CPI da Covid deve votar nesta quarta-feira (9) o requerimento de convocação do ex-ministro da Cidadania Osmar Terra, antes do depoimeto do ex-secretário do Ministério da Saúde Élcio Franco. O objetivo dos integrantes da comissão com o depoimento é investigar a existência de um "gabinete paralelo" de aconselhamento a Bolsonaro e gestão da pandemia da covid-19 de forma paralela à do Ministério da Saúde.
Uma reunião gravada em vídeo mostra encontro com a presença de Terra, coordenada pelo então assessor Arthur Weintraub, e com a presença de médicos que não faziam parte dos quadros do Ministério da Saúde. Na reunião, ocorrida em 8 de setembro, o médico virologista Paulo Zanotto pede a Bolsonaro que tome “extremo cuidado” com as vacinas contra a covid-19. Na época a Pfizer já havia feito ofertas de doses ao governo brasileiro.
Há ainda 23 requerimentos para serem votados pela CPI. Além do pedido de convocação de Osmar Terra, há requerimentos de convocação do do desenvolvedor ou técnico responsável pelo TrateCov e da médica Ludhmila Hajjar, cogitada pelo Presidente para assumir o Ministério da Saúde, além de quebras de sigilos telefônico e telemático de Carlos Bolsonaro, Eduardo Pazuello, Markinhos Show, Carlos Wizard, Fabio Wajngarten, Ernesto Araújo, Filipe Martins e Mayra Pinheiro.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.