Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Decisão sobre quarentena dá espaço para candidatura de Moro

Para presidente do Podemos, o ex-juiz é o nome de terceira via com o maior capital político. Moro ainda não se declara candidato

R7 Planalto|Mariana Londres, de Brasília

Decisão da Câmara sobre quarentena dá espaço para candidatura de Moro
Decisão da Câmara sobre quarentena dá espaço para candidatura de Moro Decisão da Câmara sobre quarentena dá espaço para candidatura de Moro

A decisão da Câmara dos Deputados, de derrubar a exigência de quarentena de cinco anos para juízes e promotores nesta quinta-feira (10) abre mais espaço para a candidatura do ex-juiz Sergio Moro à presidência em 2022. O assunto ainda precisa passar pelo Senado, onde a bancada lavajatista é maior do que na Câmara, que teve placar de 254 votos a favor e 170 contrários. 

Moro pode ser o candidato à presidência do Podemos e a presidente do partido, deputada federal Renata Abreu (SP) conversou com o R7 Planalto sobre as articulações para 2022. O ex-juiz, no entanto, não se declara candidato, mas também não descartou publicamente a possibilidade. 

A deputada federal Renata Abreu
A deputada federal Renata Abreu A deputada federal Renata Abreu

Como estará o Podemos para as Eleições de 2022? Terá candidato próprio? 

A gente quer muito ter um candidato próprio, que pode ser o senador Álvaro Dias (PR), mas mantemos conversas também com o Moro e outros players políticos. Mas a gente também tem um senso de responsabilidade de que é necessário uma coalizão de centro. Então a gente está conversando com os partidos para que a gente tente uma união. Nossa vontade é essa [ter candidato próprio], mas tudo tem que caminhar em conjunto para viabilizar. Se o centro se dividir gente tem que apresentar uma alternativa se não se sentir representado por nenhum candidato. 

Publicidade

O que o Moro tem dito sobre eventual candidatura? 

Ele tem o tempo dele. Está trabalhando numa empresa privada nos Estados Unidos, mas eu sinto que ele está sofrendo uma pressão muito forte da população. Ele tem 10% consolidado sem falar que é candidato e sem se defender das acusações, porque nem isso ele pode fazer. Calado ele tem 10%. E muitas pessoas não intencionam o voto por ele não ser candidato. Ele é hoje de todos da terceira via o que tem maior capital político. E que representa um pouco o sentimento que elegeu o Bolsonaro lá atrás. De ruptura, de combate à corrupção, antisistema. Mas que o Bolsonaro deixou muito a desejar. E Moro não é discurso, ele teve atitudes que demonstraram isso, inclusive a saída dele do ministério quando viu que estava tendo ingerência no único acordo dele, de que ele teria liberdade de agir no combate à corrupção. 

Publicidade

O Podemos se fortaleceu muito na defesa do lavajatismo. A crise do lavajatismo enfraquece o discurso do partido? 

Não é a crise do lavajatismo, é a tentativa conjunta de acabar com a Lava Jato. Mas ela está no coração dos brasileiros, não adianta querer acabar com isso, é só retomar. O povo não é burro. Os players envolvidos, é uma briga contra o sistema gigantesco. Tudo está sendo feito para enfraquecer, mas ninguém é besta. As decisões foram políticas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.