R7 Planalto Defesa Civil de Minas assumirá Operação Carro-Pipa no Estado

Defesa Civil de Minas assumirá Operação Carro-Pipa no Estado

Verbas do governo federal para a operação acabam em agosto, e Estado arcará com os custos. Tratativas são feitas desde novembro

  • R7 Planalto | Plínio Aguiar, do R7

Defesa de MG assumirá operação carro-pipa

Defesa de MG assumirá operação carro-pipa

Reprodução

Em meio ao fim das verbas federais para a Operação Carro-Pipa, a Defesa Civil de Minas Gerais assumirá o serviço emergencial, que auxilia brasileiros atingidos pela falta de água, em mais cinco municípios do Estado, antes assistidos pelo governo federal em parceria com o Exército. 

No início da semana, o R7 publicou com exclusividade que as verbas do governo federal para a operação acabam em agosto

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a mudança em Minas ocorre por uma questão de gestão. As tratativas entre a pasta e o Estado, sob gestão de Romeu Zema (Novo), acontecem, segundo a pasta, desde novembro do ano passado.

Questionado, o ministério informou que foram repassados R$ 5,4 milhões ao governo estadual para atender as demandas em 2021 e garantiu que a questão orçamentária não impactará nas ações de abastecimento das cinco localidades antes atendidas pelo governo federal.

Nordeste

Há risco de suspensão da operação nos municípios atendidos na região Nordeste, uma vez que os recursos financeiros são suficientes até o final deste mês de agosto. A pasta confirmou a informação e argumentou que os recursos são em decorrência do montante aprovado na LOA (Lei Orçamentária Anual) 2021.

No mês de julho, 560 municípios, que reúnem cerca de dois milhões de brasileiros, foram atendidos pela Operação Carro-Pipa federal. Nesses locais, se os veículos não chegam, não há água para situações básicas para a sobrevivência humana, como consumo. O ministério disse que busca alternativas para garantir a execução da operação e evitar o desabastecimento da população.

Últimas