R7 Planalto Deputada Flávia Arruda vai presidir Comissão de Orçamento

Deputada Flávia Arruda vai presidir Comissão de Orçamento

Instalação da comissão foi adiada em função da morte do senador José Maranhão, mas nome da deputada está confirmado 

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Presença feminina: Flávia Arruda vai presidir Comissão de Orçamento

Presença feminina: Flávia Arruda vai presidir Comissão de Orçamento

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) irá presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO). A sua presença no comando de uma das mais importantes comissões do Congresso amplia a participação das mulheres em postos de destaque. Flávia já era cotada para a vaga, e a confirmação do seu nome foi feita pelo vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM). 

A instalação da CMO estava marcada para esta terça-feira (9), mas foi adiada em função do falecimento do senador José Maranhão (MDB-PB), vítima da covid-19. Agora, irá ocorrer na quarta-feira (10), às 10h. A aprovação do Orçamento 2021 é uma das prioridades do presidente Arthur Lira (PP-AL) e não ocorreu no ano passado porque a comissão não chegou a ser instalada, em uma disputa entre os grupos de Maia/Baleia e Lira pelo comando do colegiado. O senador Márcio Bittar (MDB-AC) é o relator do Orçamento. 

Outras comissões da Casa, que não funcionaram durante a pandemia, serão instaladas nas próximas semanas, após o carnaval. 

Na disputa pela CMO, o grupo de Lira queria que a comissão fosse presidida por Flávia Arruda e Maia havia indicado o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). Os blocos alegavam que tinham a prerrogativa da indicação de acordo com o número de bancadas, mas a saída do DEM e PSDB do bloco formado no início do ano de 2020, e a pandemia, desorganizaram os blocos e impossibilitaram a instalação da comissão.

Presença feminina

Apesar de ser mais de 50% da população, as mulheres não chegam perto desse percentual de participação na política. Neste ano, a mesa diretora da Câmara terá a formação inédita com três mulheres. No Senado, a bancada feminina, que ficou apenas com uma suplência na mesa, trabalha para criar a liderança feminina, com assento no colégio de líderes.

Flávia Arruda é deputada em primeiro mandato. Ela é casada com o ex-deputado e ex-governador do DF José Roberto Arruda. Ele foi preso em 2009 durante a Operação Caixa de Pandora e teve os direitos políticos cassados em 2016 por dez anos. 

Últimas