Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputada pode perder mandato por recitar poema em Assembleia de SP

Isa Penna (PSOL) foi repreendida por colegas ao declamar 'sou puta, sou mulher' na tribuna; Douglas Garcia (PSL) promete pedido de cassação 

R7 Planalto|Caio Sandin, do R7

Deputada Isa Penna recitou poema polêmico na ALESP
Deputada Isa Penna recitou poema polêmico na ALESP Deputada Isa Penna recitou poema polêmico na ALESP

O recorrente embate entre PSOL e PSL tomou conta da ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) na última quarta-feira (2).

Quando a deputada Isa Penna (PSOL) subiu à tribuna e começou a recitar o poema "sou puta, sou mulher", da autora Helena Ferreira, como forma de protesto contra o projeto que prevê que apenas o critério biológico como princípio de seleção de jogadores em atividades esportivas, foram necessárias poucas estrofes para que a deputada Valéria Bolsonaro (PSL) a interrompesse.

Ao tentar seguir com a leitura, foi a vez do presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), a repreender, pedindo para que as palavras de baixo calão fossem omitidas das notas taquigráficas.

Penna disse que o poema era uma tentativa de sensibilizar os colegas para evitar que identidade social de transgêneros se torne irrelevante na separação de equipes masculinas e femininas. 

Publicidade

Ao fim da sessão, o deputado Douglas Garcia (PSL), que já declarou que tiraria a tapas uma transexual que estivesse num banheiro feminino, prometeu representar no Conselho de Ética da ALESP um "pedido de cassação do mandato da deputada Isa Penna por quebra de decoro parlamentar".

Além das declarações no plenário, Garcia publicou em sua conta no Twitter a declaração junto ao vídeo da deputada lendo o poema. Veja abaixo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.