Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputado solicita criação de grupo para discutir adiamento das eleições

O pleito eleitoral deste ano está previsto para outubro, quando serão escolhidos os prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios brasileiros

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Deputado federal Léo Moraes protocolou pedido na segunda-feira (11)
Deputado federal Léo Moraes protocolou pedido na segunda-feira (11) Deputado federal Léo Moraes protocolou pedido na segunda-feira (11)

O deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) solicitou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a criação de um grupo de trabalho para discutir o adiamento das eleições em função da pandemia do novo coronavírus.

“O futuro presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, admitiu a possibilidade de adiamento das eleições municipais de 2020 devido à pandemia", justifica Moraes, que protocolou o documento na segunda-feira (11).

Leia mais: Limite para adiar eleições é 1º fim de semana de dezembro, diz Barroso

"Segundo o ministro, além de dificultar a realização da campanha eleitoral a partir de agosto, a pandemia poderá também inviabilizar os testes das urnas e os treinos de mesários que a Justiça Eleitoral precisa fazer até junho, para que as eleições possam ser realizadas em outubro”, acrescenta.

Publicidade

O pleito eleitoral deste ano está previsto para outubro, quando serão escolhidos os prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios brasileiros. De acordo com o calendário, a campanha começa em 16 de agosto, com primeiro turno em 4 de outubro e o segundo, 25 de outubro.

Veja também: Coronavírus pode causar o adiamento das eleições nos Estados Unidos e no Brasil?

“Mesmo que o Brasil consiga conter a pandemia do coronavírus até outubro, todo o processo eleitoral anterior à votação ficará prejudicado devido às medidas de isolamento social”, argumenta o parlamentar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.