Ciro Gomes

R7 Planalto Desinteresse do eleitor ajuda Bolsonaro e Ciro Gomes

Desinteresse do eleitor ajuda Bolsonaro e Ciro Gomes

Pesquisas indicam que os dois candidatos têm os seguidores mais convictos em relação ao voto para presidente da República

  • R7 Planalto | Do R7

O candidato Jair Bolsonaro, do PSL

O candidato Jair Bolsonaro, do PSL

Paulo Lopes/Agência Estado - 03/05/2018

A revolta contra a classe política, a corrupção sistêmica e a sensação "de que "é tudo farinha do mesmo saco" são os principais fatores para afastar o brasileiro das urnas.

O desinteresse pelas eleições nunca esteve tão alto, como revela pesquisa do Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nela, salta o dado de 31% que dizem que votarão branco ou nulo. Somados aos 28% que não sabem ou não quiseram responder, temos o número assustador de 59% de eleitores que não foram cativados pelos candidatos à sucessão de Michel Temer.  

Sem se dar conta, essa multidão de eleitores apáticos irá ser decisiva para a escolha do próximo presidente da República, mesmo mostrando-se alheia ao processo eleitoral. E a razão é simples: os votos de quem está disposto a comparecer nas urnas em 7 de outubro terão muito mais relevância. Cabe lembrar, que o vitorioso será aquele que tiver mais votos válidos. 

E é aí que Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT) levam vantagem. Seus apoiadores, indicam todas as pesquisas, estão bem mais convictos da decisão que tomaram.

Ou seja, quem não quer votar, pode, em última forma, contribuir para Bolsonaro ou Ciro chegarem lá. 

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas