China

R7 Planalto Diplomata do Brasil em Pequim grava vídeo antes de embarque; veja

Diplomata do Brasil em Pequim grava vídeo antes de embarque; veja

Flávio Luís Pazeto relata os últimos momentos dele e de outros cidadãos brasileiros que serão trazidos de volta ao Brasil na tarde desta sexta-feira (7)

  • R7 Planalto | Thiago Nolasco, de Brasília, e Plínio Aguiar, do R7

Flávio Luís Pazeto grava vídeo

Flávio Luís Pazeto grava vídeo

Reprodução

Diplomata da Embaixada do Brasil em Pequim (China), Flávio Luís Pazeto gravou um vídeo em que relata os últimos momentos em Wuhan, cidade chinesa epicentro do coronavírus. Ele e outros 33 cidadãos devem retornar ao Brasil no final da tarde desta sexta-feira (7).

O coronavírus, que infectou mais de 31 mil pessoas na China, “deixou uma parte da comunidade brasileira no país chinês retida em suas casas, sem poder sair, com todo tipo de precariedade de deslocamento e acesso a alimentos”, segundo o diplomata.

Leia mais: Vídeo da FAB mostra estrutura montada em local da quarentena

Enquanto gravava o vídeo, Pazeto relatou que eram 23h em Wuhan e que, em breve, retornaria ao Brasil após ação do governo federal de buscar os brasileiros retidos na China. “Daqui uma hora partimos ao aeroporto para fazer checagens documentais e triagem de saúde, do lado chinês e brasileiro”, diz.

A expectativa é de que as aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) cheguem por volta de meia-noite de sábado (8) na Base Aérea de Anápolis (GO), onde todas as pessoas (brasileiros retidos e tripulação) passarão por uma quarentena de 18 dias.

Oito crianças, entre as quais um bebê de um ano e meio, estão entre os 34 passageiros que embarcam no fim da tarde desta sexta. Ao lado dos militares e das equipes médicas que estão nas aeronaves, eles ficarão isolados por 18 dias para se ter certeza que não estão infectados pelo coronavírus.

No grupo, há três diplomatas brasileiros que trabalham no país asiático. Um grupo de poloneses, quatro poloneses e um chinês casado com polonesa, também estará nas aeronaves da FAB. O grupo irá desembarcar na escala em Varsóvia.

Veja também: Brasileiros estão calmos e bem de saúde, diz embaixada na China

Cada passageiro só pode carregar 20 quilos de bagagem, de acordo com orientação da Embaixada do Brasil na China. O embarque para o Brasil está previsto para as 17h10 desta sexta-feira (7) — 4h10 de sábado (8) em Wuhan.

Últimas