R7 Planalto "É inequívoco que economia voltou em V", diz Guedes sobre PIB

"É inequívoco que economia voltou em V", diz Guedes sobre PIB

Ministro da Economia participa de evento da CBIC e diz que desafio é transformar crescimento cíclico em sustentável 

"É inequívoco que economia voltou em V", diz Guedes sobre PIB

"É inequívoco que economia voltou em V", diz Guedes sobre PIB

Marcos Corrêa/PR - 02.12.2020

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (3) em evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que o resultado do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) mostra a recuperação da economia brasileira após o primero impacto da pandemia do novo coronavírus. 

"A economia brasileira voltou em V, como nós falávamos lá atrás. Falamos que economia estava decolando e temos uma velocidade de impacto boa. As notícias estão melhorando. Agora está tudo andando, produção de aço e embalagem, o sinal de recuperação é evidente. O Brasil está decolando de novo. É inequivoco que economia voltou em V".

Para o ministro, o desafio agora é aprovar as reformas que irão atrair investimentos para tornar a recuperação da economia sustentável ao longo do tempo. 

"O desafio a frente é de transformar a recuperação cíclica, porque economia bateu no fundo do poço e está voltando, com crescimento sustentável. A medida que as cadeias vão se religando vamos retirando as medidas que mantiveram o consumo, como auxílio emergencial, essa recuperação vai se desacelrando e teremos uma retomada sustentável a partir de investimentos. Por isso estamos mexendo nos marcos regulatórios de saneamento, gás, cabotagem, energia. Nosso desafio é retomar os investimentos com retomada da agenda de reformas estruturantes".

Empregos

Guedes falou ainda do papel do setor da construção civil na criação de empregos, o que leva o País a um cenário de perda zero de empregos durante a pandemia (foram perdidos 1,2 milhão e já recuperados 1 milhão, segundo o ministro). 

Últimas