Emenda solicita uso da FAB para transporte de testes de covid-19

Texto foi protocolado nesta segunda-feira (30) pelo deputado federal Léo Moraes junto à medida provisória que dispõe sobre questões  trabalhistas

Emenda solicita uso de aviões da FAB para transporte de testes de covid-19

Emenda solicita uso de aviões da FAB para transporte de testes de covid-19

Sd A. Soares/Força Aérea Brasileira - 5.2.2020

Uma emenda protocolada nesta segunda-feira (30) solicita ao governo federal o uso de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para o transporte de testes e insumos do novo coronavírus pelo país.

“O Ministério da Defesa, por meio da FAB, em ação conjunta com o Ministério da Saúde e com o Ministério da Infraestrutura, ficará responsável pela logística e pelo transporte dos insumos, dos equipamentos e dos testes utilizados durante o estado de calamidade pública em face à pandemia do covid-19”, diz o texto.

Leia mais: Forças Armadas ampliam produção de álcool em gel e cloroquina

Entre os insumos, estão luvas, máscaras, aventais, capotes e demais relacionados ao combate à pandemia do coronavírus.

O documento é uma emenda à medida provisória 927/2020, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública, reconhecido pelo decreto 06/2020, e da emergência de saúde pública em decorrência do covid-19.

Veja também: Famílias de catadores receberão até R$ 1,2 mil da prefeitura de São Paulo

“A dificuldade de fazer testes na população brasileira é uma realidade enfrentada por todos os Estados. Estados localizados nas regiões norte e nordeste padecem mais ainda da falta de suporte”, justifica o deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO), autor da proposta. “Muito embora o fretamento de aeronaves esteja sendo utilizado pelo poder Executivo, a medida se mostra insuficiente”, acrescenta.

Procurado, o Ministério da Defesa ainda não se pronunciou. O espaço está aberto para manifestaçaõ.