Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Executiva Nacional do PSDB define prévias com pesos diferentes

Medida desagrada o governador de São Paulo, João Doria. Eleição interna do partido ocorrerá em dia 21 de novembro

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, Eduardo Leite e João Doria
Na imagem, Eduardo Leite e João Doria Na imagem, Eduardo Leite e João Doria

A Executiva Nacional do PSDB definiu, nesta terça-feira (15) as regras para as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República. A proposta definida é dividir os votantes em quatro grupos, com peso unitário de 25% do total de votos.

Os grupos serão formados pelos seguintes segmentos partidários: filiados (grupo 1), prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2), vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3), e governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores (grupo 4).

Segundo o modelo, os que possuem mandato terão peso maior. No caso do grupo 3, os deputados estaduais representarão 50% do peso total do grupo, enquanto que os vereadores, os demais 50%.

Em relação ao grupo 4, os Estados que mais elegerem representantes terão maior peso nas prévias, inclusive, levando-se em consideração que os fundos eleitoral e partidário, além do tempo de rádio e televisão.

Publicidade

A proposta definida é uma derrota para o governador de São Paulo, João Doria, que defendia o mesmo peso para todos os membros do partido. A sugestão da comissão, contudo, agrada o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também se mostra presidenciável. O senador Tasso Jereissati (CE) e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, também são nomes apontados na disputa.

Calendário

De acordo com o calendário do partido, os candidatos farão suas inscrições em 20 de setembro, com início dos debates em 18 de outubro. As prévias serão realizadas em dia 21 de novembro e um eventual segundo turno, em 28 do mesmo mês.

"Nosso objetivo é unificar o partido no processo de prévias e permitir que os pré-candidatos, em condições igualitárias de disputa, saiam em busca da nossa militância”, afirmou José Aníbal, ex-presidente nacional do PSDB e coordenador da Comissão das Prévias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.