Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exército Brasileiro testa aplicativo Signal para comunicações internas

De acordo com fonte ouvida pela reportagem, testes são motivados pelas funcionalidades do programa de mensagens

R7 Planalto|Mariana Londres e Plínio Aguiar, de Brasília

Exército testa Signal para comunicações internas
Exército testa Signal para comunicações internas Exército testa Signal para comunicações internas

O Exército Brasileiro está testando o aplicativo de mensagens Signal para comunicações internas.

Atualmente, um dos canais de comunicação interna oficial entre os membros do Exército é o Telegram. No entanto, está em teste a mudança para o Signal. 

De acordo com uma fonte ouvida pela reportagem, o motivo dos testes são as funcionalidades dos aplicativos e ainda não foi batido o martelo de qual aplicativo será usado para conversas privadas entre integrantes do Exército. A mesma fonte disse ainda que não há recomendação para que o WhatsApp não seja usado - o aplicativo ainda é usado para comunicações internas pela sua popularidade no Brasil. 

Apesar de o Signal ser considerado mais seguro do que os seus concorrentes WhatsApp e Telegram, não é a segurança que motiva os testes. O Exército tem desde 1994 um sistema de telefonia privativo, com administração própria, desenvolvido justamente para assegurar a segurança e o sigilo nas comunicações internas, o Ritex (Rede Integrada de Telecomunicações do Exército). Conversas sigilosas, portanto, são feitas por este canal e não por aplicativos de mensagens. 

Publicidade

Procurado, o Exército informou que a "seleção de aplicativos de mensagens por integrantes é uma decisão pessoal, não havendo determinação institucional sobre tal escolha. Cabe ressaltar, ainda, que o Exército faz uso dos seus sistemas corporativos para a tramitação de documentos e/ou mensagens oficiais".

Segurança

O Signal já era usado por Edward Snowden, o ex-agente da CIA, em 2018, por exemplo. O aplicativo é focado em funcionalidades de segurança. Entre as funções que aumentam a segurança estão a possibidade de se escolher por quanto tempo as mensagens ficarão disponíveis antes de serem apagadas automaticamente e a impossibilidade de se fazer prints de tela. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.