STF

R7 Planalto Fux se reúne hoje com Pacheco para discutir crise entre Poderes

Fux se reúne hoje com Pacheco para discutir crise entre Poderes

Presidente Jair Bolsonaro disse que pedirá impeachment de dois ministros do STF, que cabe ao Senado analisar

Na imagem, presidente Luiz Fux (STF)

Na imagem, presidente Luiz Fux (STF)

Fellipe Sampaio/STF - 24.03.2021

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, se reúne nesta quarta-feira (18) às 13h com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para discutir a crise entre os Poderes.

A reunião, que seria realizada na última terça-feira (17), mas foi cancelada por causa de agenda, ocorrerá no gabinete da Presidência do STF e será fechada para a imprensa.

O encontro ocorre em meio à crise institucional entre os Poderes Executivo e Judiciário. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou que levará ao Senado um pedido de abertura de processo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Cabe ao Senado analisar esse tipo de procedimento. No entanto, senadores reagiram e o STF não pretende se manifestar sobre a ameaça de Bolsonaro. Há, no momento, mais de 10 pedidos de impeachment de magistrados da Suprema Corte.

Após o encontro com Pacheco, Fux encontrará, ainda nesta quarta, às 18h, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, recém-empossado. O representante do Centrão, bloco de partido que dá sustentação ao governo federal no Congresso, iniciou ainda no mês passado a articulação pela aprovação da agenda econômica. Agora, tenta apaziguar os ânimos entre o Executivo e Judiciário.

Últimas