Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governadores do Sul se preocupam com a chegada do inverno

Inverno rigoroso e estiagem podem agravar situação da pandemia na região. Saúde promete enviar planejamento para o fim gradual do isolamento

R7 Planalto|Daniel Trevor, da Record TV, com Mariana Londres

Governadores do Sul se preocupam com a chegada do inverno na pandemia
Governadores do Sul se preocupam com a chegada do inverno na pandemia Governadores do Sul se preocupam com a chegada do inverno na pandemia

A maior preocupação dos governadores dos Estados da região Sul do País é com a chegada do inverno, mais rigoroso na região do que no resto do País, em meio à pandemia do novo coronavírus. Este ano a situação nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é agravada pela pior estiagem em 30 anos na região. 

Os secretários de Saúde e governadores do Sul estão reunidos com o ministro da Saúde, Nelson Teich, com o secretário-executivo da pasta, general Eduardo Pazuello, e com a secretária especial para Assuntos Federativos, Deborah Arôxa, por videoconferência. Ontem a reunião foi com os governadores da região Norte, que fizeram um apelo por mais respiradores

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), falou da preocupação com o transporte coletivo, que gera aglomeração. Apesar da curva da pandemia estar controlada nos Estados do Sul, o governador falou da necessidade de mais respiradores e diz trabalhar pelo aumento do número de leitos de UTI (objetivo aumentar 750 em 45 dias) e pediu uma divisão proporcional de respiradores por Estado. O Paraná solicitou ainda 2 milhões de máscaras para profissionais de Saúde e 400 mil do modelo N95. 

A gestão do Paraná foi parabenizada pelo ministério, mas há a questão da dengue, com maior número de casos no País. Ratinho Jr. pediu auxílio ao ministério para que médicos cubanos possam atuar no atendimento básico. 

Publicidade

Santa Catarina

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), questionou sobre uma saída planejada do isolamento e o ministro Nelson Teich se comprometeu a enviar na quinta-feira (30) o planejamento de recomendação de saída do isolamento social. Ele também falou da preocupação com o inverno na região e com a necessidade de abertura de leitos. 

Publicidade

Rio Grande do Sul

O governador Eduardo Leite (PSDB) pediu ao Ministério a habilitação de 298 novos leitos já prontos. Ele também falou da preocupação com o início do inverno no Estado. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.