R7 Planalto Governo prevê 5G em algumas capitais ainda em 2021

Governo prevê 5G em algumas capitais ainda em 2021

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou a data de votação do edital pelo TCU, em agosto 

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Fábio Faria, ministro de Estado das Comunicações, acredita em 5G ainda em 2021 em algumas capitais

Fábio Faria, ministro de Estado das Comunicações, acredita em 5G ainda em 2021 em algumas capitais

Alan Santos/PR - 17.06.2020

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse nesta quarta-feira (14), no Palácio do Planalto, que algumas capitais brasileiras podem ter tecnologia 5G, a próxima geração da rede móvel de dados, ainda em 2021. Faria convocou uma coletiva de imprensa para detalhar algumas datas do edital de leilão do 5G. 

"As empresas de telecom têm nos garantido que as obrigações do edital, de colocar nas 27 capitais brasileiras até julho de 2002, está mantida. Inclusive podemos ter até o final deste ano algumas capitais com 5G standalone funcionando, de acordo com o feedback que eu recebi das empresas".

A votação do edital do leilão do 5G foi marcada para às 10h de 18 de agosto pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Após a votação, em até cinco dias úteis, o parecer será enviado à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que em até uma semana abre o edital. 

A proposta de edital do 5G foi aprovada pela Anatel em fevereiro e, desde março, está em análise pelo TCU. O governo esperava já ter feito o leilão agora em julho. 

Últimas