Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo revoga MP que dava aval para Weintraub trocar reitores

Texto é assinado por Jair Bolsonaro e Jorge Francisco de Oliveira. Durante a manhã, matéria foi devolvida pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

MP dava poderes ao ministro Abraham Weintraub para nomear reitores
MP dava poderes ao ministro Abraham Weintraub para nomear reitores MP dava poderes ao ministro Abraham Weintraub para nomear reitores

O governo federal revogou nesta sexta-feira (12) a MP (Medida Provisória) 979, que dava poderes ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, para nomear reitores de universidades federais.

A revogação é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Francisco de Oliveira.

A matéria foi editada na última quarta-feira (10) por Bolsonaro para que o titular da educação escolhesse os reitores das universidades e institutos durante o período da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais: Docentes de faculdades repudiam aval para ministro escolher reitores

Publicidade

Para que não perdesse a validade, a MP deveria ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. A tramitação, no entanto, foi interrompida pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que decidiu, também nesta sexta, após pressão da categoria e de parlamentares, devolver a MP para Bolsonaro.

A medida é um recado ao Palácio do Planalto, uma vez que devolver uma MP do Legislativo ao Executivo é uma medida drástica.

Publicidade

Veja também: Entidades científicas e acadêmicas criticam MP do governo Bolsonaro

Nas redes sociais, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência comentou sobre o assunto. “Acolhendo sugestão em ato declaratório do presidente do Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro determinou a revogação da MP 979 – designação de dirigentes das instituições federais de ensino apenas durante o período da emergência de saúde pública”, escreveu.

Publicidade

Medida

O texto da MP destaca que "não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia dacovid-19, de que trata a Lei nº 13.979, de 2020."

Confira: Oposição pede devolução de MP sobre escolha de reitores

A MP não se aplica às instituições federais que escolheram os seus dirigentes antes da suspensão das aulas presenciais.

Em dezembro, Bolsonaro havia editado uma MP que alterava o processo de escolha dos reitores, mas como o texto não foi votado, perdeu a validade. Por isso, na quarta-feira (10), editou uma nova MP sobre o assunto, esta categorizada de número 979.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.