R7 Planalto GSI aprova estandarte e brasão com deusa Atena para gabinetes

GSI aprova estandarte e brasão com deusa Atena para gabinetes

Portaria é assinada por Augusto Heleno. Objeto traz no centro a silhueta da figura da mitologia grega, conhecida pela sabedoria

Na imagem, ministro Augusto Heleno (GSI)

Na imagem, ministro Augusto Heleno (GSI)

REUTERS/Adriano Machado

O ministro Augusto Heleno publicou portaria no final da semana passada em que aprova estandarte e brasão a serem colocados em gabinetes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República. O brasão tem a figura de Atena, da mitologia grega, deusa da civilização e da sabedoria.

De acordo com a portaria, serão contemplados os gabinetes do ministro, do assessor especial de segurança da informação, do secretário-executivo, do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, do secretário de segurança e coordenação presidencial, do secretário de coordenação de sistemas e do secretário de assuntos de defesa e segurança nacional.

O texto traz a descrição do objeto. “Num escudo redondo, constituído de campo azul-celeste, na cor do firmamento, contém uma bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de vinte e sete estrelas, correspondentes aos vinte e seis estados e ao Distrito Federal”, diz.

Modelo do brasão exposto na portaria do DOU

Modelo do brasão exposto na portaria do DOU

Reprodução Diário Oficial da União

“No centro do campo de ouro, símbolo de riqueza, poder e autoridade, a silhueta de Atena, da mitologia grega, deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade. Filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Foi uma das deusas mais representativas na arte grega e sua simbologia exerceu profunda influência sobre o pensamento grego”, acrescenta.

Ainda segundo a portaria, num campo retangular de cor branca de 1.20m x 1.00m, fica centralizado o brasão do GSI, medindo 50 cm x 48 cm. O estandarte, por sua vez, é firmado num mastro forrado de verde e amarelo, encimado por ponta de lança prateada, guarnecido por três fitas, azul, dourada e branca, franjadas de ouro, pendentes de roseta azul, branca e dourada.

Últimas