R7 Planalto Kassio Marques toma posse como ministro do STF nesta quinta

Kassio Marques toma posse como ministro do STF nesta quinta

Marques é o primeiro indicado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Desembargador assume cadeira deixada por Celso de Mello

Kassio Marques toma posse hoje como ministro do STF

Kassio Marques toma posse hoje como ministro do STF

Marcos Oliveira/Agência Senado - 21.10.2020

O desembargador Kassio Nunes Marques tomará posse como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (5). Ele assumirá a cadeira deixada pelo ex-ministro Celso de Mello, que se aposentou em 13 de outubro.

Marques é o primeiro indicado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O nome do desembargador foi aprovado pelo Senado Federal no último dia 21 com 57 votos favoráveis e 10 contrários.

Leia mais: Quem é Kassio Nunes Marques?

A posse de Marques será 'estritamente virtual' - a informação foi dada pelo presidente da Suprema Corte, ministro Luiz Fux, em audiência realizada no dia 28. A cerimônia, prevista para 16h, será singela, restrita aos atos protocolares e à execução do Hino Nacional. Pela tradição, o empossado é conduzido ao plenário pelo ministro mais antigo e mais recente - dessa forma, comparecerão apenas Alexandre de Moraes (mais novo) e Gilmar Mendes (mais velho).

O novo ministro do STF é natural de Teresina (PI), tem 48 anos de idade e integrou o TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) desde 2011, do qual foi vice-presidente entre 2018 e 2020. O magistrado também já foi advogado e juiz do TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí).

Últimas