R7 Planalto Lama de Brumadinho vai chegar ao São Francisco em 15 de fevereiro

Lama de Brumadinho vai chegar ao São Francisco em 15 de fevereiro

Previsão é do Serviço Geológico do Brasil, que divulgou nesta segunda-feira (28) seu primeiro boletim depois do rompimento da barragem da Vale

  • R7 Planalto | Paulo Lima, do R7

Lama de rejeitos vai chegar ao rio São Francisco a partir de 15 de fevereiro

Lama de rejeitos vai chegar ao rio São Francisco a partir de 15 de fevereiro

Record TV Minas

Pesquisadores do CPRM (Serviço Geológico do Brasil) informaram nesta segunda-feira (28) que a lama de rejeitos da barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho vai chegar à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, entre os dias 15 e 20 de fevereiro.

Exclusivo: relatório atestou risco baixo para barragem em 2018

O trabalho é feito em parceria com a A ANA (Agência Nacional de Águas), o  IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Vale afirmou que barragem era segura 45 dias antes do rompimento

É o primeiro boletim de monitoramento do Rio Paraoapeba, um dos principais afluentes do São Francisco, divulgado pelo órgão depois do desastre.

A onda de lama percorre a região a velocidade de 1 quilômetro por hora. A usina de Três Marias, controlada pela Cemig, é a primeira instalada ao longo do São Francisco.

Bombeiros confirmam 60 mortos e 292 desaparecidos em Brumadinho

A lama deve chegar na região de São José da Varginha na noite desta terça-feira (29). Depois, seguirá até a hidrelétrica de Retiro Baixo, com previsão de chegada entre 5 e 10 de fevereiro. O governo espera que a usina possa “amortecer” grande parte da lama que foi despejada no rio Paraoapeba.

Últimas