Na imagem, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Divulgação/Fundação FHCO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta terça-feira (10) que "é lamentável a politização da vacina que nos livrará do coronavírus".
O ex-chefe do Executivo brasileiro comentou via redes sociais a suspensão, dada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dos estudos técnicos da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Leia mais: Bolsonaro diz que 'ganhou' após suspensão da Coronavac
"É lamentável o que está acontecendo: politização da vacina que nos livrará do coronavírus. A decência e a saúde pública exigem pratos limpo: dado o que disse o Butantã, que a Anvisa se explique. E logo", disse FHC.
A suspensão da Coronavac ocorreu na noite desta segunda-feira (9) após a ocorrência de um 'evento adverso grave'. O órgão, contudo, não havia explicado o que de fato ocorreu. Nesta terça, porém, a morte de um voluntário dos estudos clínicos do imunizante foi divulgada - o órgão trabalha com a hipótese de suicídio, e este fato teria sido o 'evento adverso grave'. Apesar de o óbito não ter relação com a vacina, segundo o governo paulista, a Anvisa manteve a suspensão do imunizante.