R7 Planalto Leila se filia ao Cidadania e partido tem bancada de maioria feminina

Leila se filia ao Cidadania e partido tem bancada de maioria feminina

Senadora deixou oficialmente o PSB e atuará ao lado de Eliziane Gama e Alessandro Vieira. PSB perde representação no Senado

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Leila se filia ao Cidadania em Brasília

Leila se filia ao Cidadania em Brasília

Gerdan Wesley/Divulgação

A senadora Leila Barros (DF) assinou nesta quinta-feira (19) a sua filiação ao Cidadania, e o partido se tornou o primeiro no Senado Federal a ter uma bancada majoritariamente feminina. Leila terá como colegas de legenda, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), líder, e Eliziane Gama (Cidadania-MA). 

Com isso, o PSB, partido pelo qual foi eleita, perde representação no Senado, e o Cidadania chega ao tamanho das bancadas do PDT e Pros, todos com três senadores. Os maiores partidos do Senado são: MDB (16 senadores); PSD (11 senadores); Podemos (9 senadores); PP (7 senadores); PSDB (7 senadores); DEM (6 senadores); PT (6 senadores) e PL (4 senadores).

A Rede tem dois senadores e quatro partidos têm um senador cada: Patriota; PSC; Republicanos; e PSL.

Ao discursar na solenidade de filiação, a senadora disse que o motivo da sua mudança foi tornar o seu trabalho mais eficiente, mencionando as dificuldades de estar em um partido sendo a única representante na Casa. "Tivemos muito diálogo para chegar até aqui, e um ano de namoro [até que a filiação acontecesse]". 

Últimas