Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lewandowski nega pedido para que SUS utilize leitos de UTIs privadas

A ação foi movida pelo PSOL na terça-feira, 31 de março. “Ainda é cedo para presumir a ocorrência de omissão dos gestores públicos”, diz ministro

R7 Planalto|Mariana Londres e Plínio Aguiar, do R7

Lewandowski nega pedido para SUS regular leitos privados
Lewandowski nega pedido para SUS regular leitos privados Lewandowski nega pedido para SUS regular leitos privados

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski negou nesta sexta-feira (3) um pedido de autorização para que o poder público passe a regular a utilização dos leitos de UTIS na rede privada enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

A ação foi movida pelo PSOL na terça-feira, 31 de março. Para o partido, cabe ao SUS (Sistema Único de Saúde) assumir integralmente a gestão de hospitais e profissionais de saúde púbicos e privados, a fim de garantir acesso igualitário aos serviços.

Leia mais: Toffoli defende meio-termo com retorno gradual ao trabalho

O partido argumenta que a Constituição Federal prevê a propriedade particular sendo usada por autoridade competente em caso de perigo público iminente, mediante indenização posterior ao proprietário em caso de dano.

Publicidade

Em decisão, Lewandowski negou o pedido. “Vulneraria frontalmente o princípio de separação dos poderes a incursão do Judiciário numa seara de atuação, por todos os títulos, privativa do Executivo, substituindo-o na tomada de decisões de cunho político-administrativo, submetidas a critérios de conveniência e oportunidade, sobretudo tendo em conta a magnitude das providências pretendidas nesta ação, cujo escopo é nada mais nada menos do que a requisição compulsória e indiscriminada de todos os bens e serviços privados voltados à saúde, antes mesmo de esgotadas outras alternativas cogitáveis pelas autoridades federais, estaduais e municipais para enfrentar a pandemia”, argumenta.

Veja também: Aprovação da PEC permite governo gastar até R$ 600 bilhões, diz Maia

Publicidade

O ministro do STF acrescenta que, mesmo considerada a grave crise sanitária pela qual passa o país, “ainda é cedo para presumir a ocorrência de omissão dos gestores públicos”.

Procurado pela reportagem, o PSOL informou que entrará com recurso. "Em um caso de pandemia como a que vivemos - em que existem milhares de pessoas na iminência de morrer e há uma medida que pode salvar vidas - uma decisão como essa não é opcional, mas sim um dever do poder Executivo, uma questão de precaução", disse.

A sigla argumenta, também, que não é prematuro falar em omissão dos governantes. "Se a requisição dos leitos particulares for ocorrer somente quando a pandemia chegar nas periferias das cidades, até que se consiga concretizar a iniciativa, a tragédia já estará instalada", defende, acrescentando que "precisamos dar tempo e possibilidade para que o SUS se organize nesse sentido, e a hora é agora".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.