R7 Planalto Lira diz que Câmara votará amanhã autonomia do Banco Central

Lira diz que Câmara votará amanhã autonomia do Banco Central

Informação foi divulgada pelo presidente da Casa Legislativa nesta segunda-feira (8). Projeto já foi aprovado pelo Senado

  • R7 Planalto | Plínio Aguiar, do R7 em São Paulo

Na imagem, presidente Arthur Lira (PP-AL)

Na imagem, presidente Arthur Lira (PP-AL)

REUTERS/Adriano Machado 02/02/2021

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (8) que irá colocar em votação para amanhã (9) o projeto sobre a autonomia do Banco Central.

"Com a sinalização positiva da maioria dos líderes, gostaria de compartilhar uma grande notícia sobre nosso país: vamos colocar em votação amanhã o projeto sobre a autonomia do Banco Central", afirmou Lira.

"Uma grande sinalização de destravamento da pauta do Congresso. Um grande sinal de previsibilidade para o futuro da economia brasileira. Um grande sinal de credibilidade para o Brasil perante o mundo", acrescentou.

Lira disse que pretende anunciar a informação ao ministro Paulo Guedes, durante visita na Câmara dos Deputados. O titular da Economia tem encontro marcado com o presidente da Casa Legislativa às 18h30 - entre os assuntos, estão, além da autonomia do BC, a retomada do auxílio emergencial.

O projeto que trata da autonomia do BC foi aprovado pelo Senado Federal no dia 3 de novembro de 2020. A matéria recebeu 56 votos favoráveis e 12 contrários. De autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), o projeto busca conferir autonomia formal para que o BC execute suas atividades essenciais no país sem sofrer pressões políticas.

A matéria também estabelece requisitos para nomeação e demissão do presidente e dos diretores do Banco Central, bem como vedações aos ocupantes do cargo. De acordo com a proposta, cada dirigente terá mandato de quatro anos.

Últimas