R7 Planalto Maia sobre PIB: "é do tamanho da desorganização do governo"

Maia sobre PIB: "é do tamanho da desorganização do governo"

Presidente da Câmara critica as decisões econômicas do governo, como a intenção de enviar a LDO sem uma meta de resultado primário 

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Maia sobre PIB: "é do tamanho da desorganização do governo"

Maia sobre PIB: "é do tamanho da desorganização do governo"

Luis Macedo/Câmara dos Deputados - 27.10.2020

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou nesta quinta-feira (3) a intenção do governo de enviar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) sem uma meta de resultado fiscal para 2021: 

"O que está me deixando impressionado é essa coisa de meta flexível. Primeira promessa que fizeram era acabar com o déficit primário. Agora não querem meta para não ter que organizar contingenciamento. Isso é uma sinalização muito ruim. A gente tem aprovar a LDO com uma meta. Que o governo diga, como o Copom diz quando toma uma decisão sobre juros, qual é a tendência, que haverá sempre o risco pela incerteza de que a meta possa ser reestabelecida durante a execução orçamentária. Mas não ter meta, ou ter meta flexível é uma jabuticaba brasileira". 

Questionado sobre o resultado do PIB, que teve crescimento de 7,7% no último trimestre, ele falou: 

"É do tamanho da desorganização do governo". 

Apesar do resultado positivo, o crescimento da soma das riquezas do País foi inferior ao da previsão de analistas e insuficiente para compensar as perdas do ano impostas pela pandemia. 

Últimas