CPI da Covid

R7 Planalto Membros da CPI apoiam Fux em cancelar encontro com Bolsonaro

Membros da CPI apoiam Fux em cancelar encontro com Bolsonaro

Presidente do Supremo Tribunal Federal anunciou cancelamento da reunião após aumento da crise institucional entre Poderes

  • R7 Planalto | Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, presidente Luiz Fux (STF)

Na imagem, presidente Luiz Fux (STF)

Nelson Jr./SCO/STF - 03.03.2021

Diversos senadores membros da CPI da Covid divulgaram uma nota de apoio a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, de cancelar o encontro com Jair Bolsonaro (sem partido) e de solidariedade aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

“É inegável que o Presidente da República, como método, tenta deslegitimar as instituições e ataca sistematicamente o Judiciário, expediente autoritário de lembranças funestas. A própria CPI tem sido alvo recorrente de tentativas de intimidações por parte do Executivo”, afirma.

“Em tempos sombrios, quando as piores pessoas perdem o medo, cabe às melhores não perderem a coragem em defender a democracia”, completa.

A nota é assinada pelo presidente, vice-presidente e relator da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), respectivamente, além dos senadores Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Rogério Carvalho (PT-SE), Simone Tebet (MDB-MS) e Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Bolsonaro, que foi incluído na quarta-feira (4) como investigado no inquérito que tramita no STF e apura divulgação de informações falsas, tem criticado especialmente os ministros Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e Moraes, relator da investigação.

Os reiterados ataques de Bolsonaro fizeram com que Fux subisse o tom, nesta quinta-feira (5), durante sessão. Na ocaisão, o presidente fez um pronunciamento e afirmou que as investidas atingem toda a Corte e suspendeu, por ora, o diálogo entre os Poderes Executivo e Judiciário.

Últimas