R7 Planalto Ministério da Saúde instala pias e torneiras na entrada do prédio

Ministério da Saúde instala pias e torneiras na entrada do prédio

Medida faz parte de ações preventivas que o órgão tem divulgado para combater o coronavírus. País tem o registro de dois pacientes positivos

  • R7 Planalto | Christina Lemos, da Record TV, e Plínio Aguiar, do R7

Ministério da Saúde instala pias e torneiras na entrada do prédio

Ministério da Saúde instala pias e torneiras na entrada do prédio

Christina Lemos / Record TV

Contra o coronavírus, o Ministério da Saúde instalou nesta segunda-feira (2) pias e torneiras na entrada do órgão, localizado no Bloco G na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

A medida se integra às ações preventivas que o ministério divulga para toda a sociedade no trato com a doença. Uma das providências é lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por, pelo menos, 20 segundos.

O secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, número dois da pasta, não beija nem aperta mão de repórter. Também não usa copo do ministério, chega para as coletivas de imprensa com a própria caneca de louça. Ao contrário do ministro Mandetta, Gabbardo já recomendou evitar beijo, no rosto e na boca. 

Em meio a tantas recomendações, Gabbardo foi alertado pela Polícia Federal que qualquer medida que atrase o desembarque de passageiros internacionais, ainda que por apenas um minuto, causará caos "sem precedentes nos aeroportos". 

Leia mais: Conheça medidas para evitar a contaminação do coronavírus

O país registrou, até o momento, dois pacientes testados positivamente para o coronavírus - ambos viajaram recentemente para a Itália. Nesta terça-feira (3), o ministro Luiz Henrique Mandetta pedirá ao Congresso Nacional R$ 5 milhões no combate a doença.

Últimas