R7 Planalto Ministro Celso de Mello se recupera bem da cirurgia no quadril

Ministro Celso de Mello se recupera bem da cirurgia no quadril

Aos 74 anos, o decano da Corte tem recuperação dentro do esperado do procedimento a que foi submetido em janeiro para corrigir desgaste 

  • R7 Planalto | Clébio Cavagnolle, da Record TV, com Mariana Londres

Ministro Celso de Mello se recupera bem da cirurgia no quadril

Ministro Celso de Mello se recupera bem da cirurgia no quadril

Nelson Jr./SCO/STF

A recuperação do ministro Celso de Mello da cirurgia no quadril está dentro do esperado, segundo fontes próximas ao decano. Em 22 de janeiro, o ministro passou pelo procedimento em um hospital em São Paulo. 

A licença médica de Celso de Mello vai até o 19 de março. Ainda não há confirmação se ele voltará na data prevista, se irá antecipar ou adiar o retorno aos trabalhos.

Na Suprema Corte desde 1989, Celso de Mello se aposenta compulsoriamente em 1º de novembro, quando completa 75 anos. Neste ano, completa ainda 50 anos de magistratura.

A cirurgia foi necessária porque o ministro tinha um problema crônico no quadril, um desgaste na cabeça do fêmur que causava dores 24 horas por dia, nas palavras dele em entrevistas, ainda em 2017. Desde então ele adiava o procedimento.

Há anos, portanto, o ministro enfrentava dificuldades de locomoção. Usava bengala para distâncias curtas e cadeira de rodas ou carrinhos para distâncias longas. Nos últimos meses começou a usar a cadeira de rodas mesmo para distâncias menores, como na saída do plenário em dias de julgamentos.

Últimas