Ministros Braga Netto e Ramos vão se reunir com Rodrigo Maia 

Encontro sinaliza reaproximação do Planalto com o presidente da Câmara, após trocas de farpas entre Bolsonaro e Rodrigo Maia 

Ministro Braga Netto vai se reunir com Rodrigo Maia

Ministro Braga Netto vai se reunir com Rodrigo Maia

Najara Araújo/Câmara dos Deputados – 05.05.2020

O Palácio do Planalto começa um movimento de reaproximação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Já está marcada uma reunião entre Maia e os ministros chefe da Casa Civil, general Braga Netto, e da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. O objetivo do encontro é reduzir as tensões e falar das pautas de interesse do governo na Câmara. 

Após a publicação dessa reportagem, o encontro apareceu na agenda oficial de Rodrigo Maia e será às 18h no gabinete da Presidência na Câmara dos Deputados. 

A relação entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Maia está estremecida desde o início do ano, com as divergências sobre o Orçamento Impositivo. As divergências continuaram e tiveram seu auge em 16 de abril, dia da demissão do ministro da Saúde Henrique Mandetta, quando Bolsonaro, em entrevista, disse que o Brasil não merecia a atuação de Rodrigo Maia na Câmara dos Deputados. Maia respondeu que ao ser atacado com pedras, responderia com flores. 

O afastamento entre Bolsonaro e Maia acontece ao mesmo tempo em que o Planalto se aproxima de partidos do "Centrão", até então alinhados à Maia. Dentro da negociação política entre Planalto e partidos do centro está a ocupação em cargos do segundo e terceiro escalões do Executivo. Mais nomeações devem acontecer nesta quinta-feira (7).