Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPF defende rejeição do projeto de exploração em terras indígenas

Matéria é assinada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

MPF defende rejeição de projeto que exploração em terras indígenas
MPF defende rejeição de projeto que exploração em terras indígenas MPF defende rejeição de projeto que exploração em terras indígenas

O MPF (Ministério Público Federal) enviou nesta quarta-feira (10) uma nota técnica ao Congresso Nacional em que defende a rejeição integral do projeto de lei 191/2020, que autoriza a exploração da atividade minerária em terras indígenas.

O projeto de lei foi protocolado na Câmara dos Deputados no dia 6 de fevereiro de 2020. Enviado pelo Poder Executivo, a matéria é assinada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Leia mais: Governo propõe exploração mineral e de energia em terras indígenas

Em parecer técnico, a Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MP diz que o texto apresentado é “flagrantemente inconstitucional”, uma vez que confunde conceitos constitucionais distintos e viola o princípio da hierarquia das normas jurídicas.

A nota diz que o projeto de lei “patrocinou o conflito de interesses e direitos que estão pacificados no corpo da própria Constituição da República”. “O PL, portanto, parte de uma premissa inconstitucional, pois não é possível a regulamentação de uma atividade econômica minerária em territórios indígenas”, defende.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.