Novo Coronavírus

R7 Planalto MPF questiona Estados sobre repasses federais contra covid-19

MPF questiona Estados sobre repasses federais contra covid-19

Documento é assinado pela subprocuradora-geral Lindôra Araújo e cita possível mau uso da verba pública por parte dos entes

  • R7 Planalto | Natalie Machado, da Record TV Brasília, com Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, hospital de campanha do Ibirapuera (SP)

Na imagem, hospital de campanha do Ibirapuera (SP)

Governo de São Paulo

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo encaminhou ofício aos governadores, na última sexta-feira (16), em que questiona repasses de verbas federais em ações de enfrentamento à pandemia de covid-19.

Entre as questões, estão o repasse de verbas federais utilizadas em hospitais de campanha, incluindo especificação dos valores repassados e a quantia redistribuída aos municípios, e a relação completa dos insumos e equipamentos das estruturas desativadas, com a comprovação da destinação de bens e valores.

Além disso, a subprocuradora-geral solicitou dados sobre o uso das verbas federais destinadas ao combate à pandemia – se algum valor foi realocado para outros fins, por exemplo.

Araújo quer ainda a justificativa para a desativação de diversos hospitais de campanha em 2020, considerando que a pandemia de covid-19 prossegue no país, além de representar possível prejuízo ao erário ou mau uso da verba pública.

O documento havia sido encaminhado aos Estados no dia 12 de março, mas, para Araújo, as informações eram insuficientes. Agora, o MPF quer os dados complementares no prazo de cinco dias.

Últimas