R7 Planalto Oposição faz novo pedido de impeachment contra Bolsonaro

Oposição faz novo pedido de impeachment contra Bolsonaro

Desde início de seu mandato, presidente da República é alvo de 61 solicitações registradas na Câmara dos Deputados

Na imagem, presidente Jair Bolsonaro

Na imagem, presidente Jair Bolsonaro

Marcos Corrêa/PR - 26.01.2021

Partidos de oposição protocolaram, nesta quarta-feira (27), processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara dos Deputados. Assinam o documento as siglas PT, PDT, PSOL, PSB, PCdoB e Rede.

Desde o início de seu mandato, 61 foram protocolados na Casa; e apenas sete são anteriores a março do ano passado, quando teve início a pandemia.

O novo pedido da oposição possui base na crisa sanitária nacional provocada pela covid-19 e a falta de oxigênio que provocou a morte de pacientes no Amazonas e no Pará. Embora tenha evitado analisar as denúncias e esteja prestes a encerrar seu mandato à frente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse no início da semana que será "inevitável" discutir o impeachment de Bolsonaro "no futuro".

“O representado (Bolsonaro) procurava desconsiderar as medidas sanitárias e incentivava a população a fazer uma resistência armada contra governadores e prefeitos que estavam enfrentando com seriedade a pandemia da covid-19”, diz o documento.

"É de clareza meridiana que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com a negligência reiterada e a insistência em estratégias comprovadamente ineficazes, são diretamente responsáveis pelas mais graves circunstâncias ocasionadas pela falta de
oxigênio no Estado do Amazonas", acrescenta.

Os partidos afirmam, ainda, que “a demora na compra de vacinas e insumos pelo governo federal, os acordos com poucos laboratórios, o atraso nos pedidos de autorização das doses no Brasil coloca o país no final da fila do mundo para a vacinação”.

*Com informações da Agência Estado

Últimas