Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Oposição tenta barrar na Justiça que Bia Kicis assuma CCJ

Deputada entrou com ação na Justiça Federal para tentar evitar eleição de Kicis, que rompe resistências e ganha força 

R7 Planalto|Mariana Londres e Plínio Aguiar

Oposição tenta barrar na Justiça que Bia Kicis assuma CCJ
Oposição tenta barrar na Justiça que Bia Kicis assuma CCJ Oposição tenta barrar na Justiça que Bia Kicis assuma CCJ

A oposição está tentando barrar na Justiça uma eventual vitória da deputada Bia Kicis (PSL-DF) para o comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), um dos principais colegiados na Casa. O R7 Planalto apurou que a deputada tem conseguido apoio interno, apesar das resistência ao seu nome, e deve ser confirmada pelos seus pares para comandar a comissão. 

Na ação impetrada ontem (3) na Justiça Federal, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) argumenta que Bia Kicis é defensora de temas que afrontam diretamente o estado democrático de Direito, o pluralismo político, os direitos e liberdades fundamentais, já tendo defendido em plenário pautas como a intervenção militar, o que, segundo a deputada, "colocaria em alto risco o exercício das funções de partidos de vertentes políticas diferentes das dela".

Na peça, a oposição cita também que Kicis é investigada em inquéritos envolvendo fake news, juntamente com Daniel Silveira (PSL-RJ), e que a deputada tem prejudicado o combate à pandemia da covid-19 divulgando notícias falsas e ensinando como burlar orientações de autoridades sanitárias, como o uso de máscaras.

O instrumento utilizado por Fernanda já foi utilizado anteriormente para impedir que a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) assumisse o Ministério do Trabalho em 2018 por condenações dela em ações trabalhistas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.