Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para 6 em cada 10 brasileiros, Lei Seca reduziu motoristas bêbados

Lei foi implementada em 2008 e já teve aumento na punição, com multa de quase três mil reais, e redução na tolerância nesses oito anos em vigor

R7 Planalto|Caio Sandin, do R7

Motoristas devem fazer teste do bafômetro para atestar sobriedade
Motoristas devem fazer teste do bafômetro para atestar sobriedade Motoristas devem fazer teste do bafômetro para atestar sobriedade

59,4% dos brasileiros acreditam que o número de pessoas que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas diminuiu após a implementação da Lei Seca, em 2008. É o que indica um levantamente do Instituto Paraná Pesquisas.

Após 11 anos, as punições ficaram ainda mais rigorosas e o valor para qualquer volume de álcool detectado no bafômetro passou a ser de R$ 2.934,70 por uma infração gravíssima.

A percepção de redução atinge seu maior nível entre as pessoas de 45 a 59 anos, com 62,1%. Já o menor nível é encontrado tem uma diferença de 5% para o pico superior, com os 57% encontrados na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.

Ainda segundo o levantamento, no universo geral da pesquisa, 30% dos brasileiros acreditam que a frequência com a qual motoristas dirigem depois de ingerir bebida alcoólica se manteve a mesma após a Lei Seca.

Publicidade

Enquanto isto, 5,6% dos brasileiros acham que o número de motoristas embriagados aumentou após a implementação da política pública. Outros 4,9% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas com 2.046 brasileiros maiores de 16 anos, em 164 municípios de 26 Estados e do Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por telefone entre os dias 20 e 25 de junho de 2019. A amostra tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente dois pontos percentuais para os resultados gerais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.