Proposta quer incluir bandeira do SUS entre símbolos nacionais

Texto, de autoria do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), foi protocolada na sexta-feira (3) e prevê formato retangular para bandeira

Proposta quer incluir bandeira do SUS entre símbolos nacionais

Proposta quer incluir bandeira do SUS entre símbolos nacionais

Reprodução

Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados inclui o símbolo do SUS (Sistema Único de Saúde) entre os símbolos nacionais.

De autoria do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), a matéria foi protocolada na última sexta-feira (3) e, para a inclusão do símbolo do SUS, altera a lei 8421/1992, que hoje considera como símbolos nacionais a bandeira do Brasil, as armas nacionais, o hino e o selo nacional.

Leia mais: SUS se prepara para receber 'três epidemias' nos próximos meses

“O SUS completará o seu 32º aniversário em 2020. Política de caráter universal e civilizatório, o SUS tornou-se referência para outras áreas públicas. E o papel do SUS, que já era reconhecido por especialistas do mundo inteiro, ficou ainda mais evidente durante a pandemia da covid-19”, argumenta Padilha.

Pela proposta, a bandeira do SUS possuirá formato retangular e será formada pela associação do símbolo, do logotipo e do nome institucional em azul sobre fundo branco.