Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSDB de Doria e Leite mantém bancada na janela partidária

A um dia do fim do prazo para trocas, partido perdeu apenas um parlamentar na Câmara; previsão de encolhimento era maior

R7 Planalto|Mariana Londres, do R7, em Brasília

Leite e Doria durante a realização das prévias, em novembro de 2021
Leite e Doria durante a realização das prévias, em novembro de 2021 Leite e Doria durante a realização das prévias, em novembro de 2021

O PSDB, partido dos presidenciáveis João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), conseguiu manter o tamanho da bancada na Câmara dos Deputados. A um dia do fim da janela partidária, o PSDB tem bancada de 30 deputados. Antes do início da janela, em 2 de março, o partido tinha 31 deputados na Câmara. 

Até esta sexta (1º), data-limite para que deputados troquem de partido sem perder o mandato, as bancadas ainda podem sofrer alterações, mas a previsão é que não haja grande mudança nos números nas próximas 24 horas. 

Nesse cenário, de manutenção dos números, o PSDB sai fortalecido em relação às previsões feitas antes do início da janela. Nos bastidores, caciques do partido temiam uma debandada que poderia reduzir a legenda a apenas 12 parlamentares, em função do racha que enfrenta desde a realização das prévias. 

O tamanho da bancada na Câmara dos Deputados é crucial para todos os partidos, pois está diretamente relacionado à quantidade de recursos do fundo eleitoral e à cláusula de desempenho, que fará desaparecer partidos menores. 

Publicidade

Outros partidos

Conforme previsto, o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, foi o que mais cresceu até o momento durante a janela partidária, chegando perto dos 70 parlamentares (69, podendo chegar à marca dos 70 até amanhã). 

O União Brasil, fruto da fusão do PSL com o DEM, caiu de 81 parlamentares para 52, também dentro das previsões, já que aliados de Bolsonaro estavam de saída e acabaram migrando para outros partidos da base, como o Republicanos, que saltou de 31 para 44 deputados. O PT manteve a bancada de 53 deputados, e o PP cresceu de 42 para 49 deputados até o momento, de acordo com a última atualização do site da Câmara dos Deputados. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.