R7 Planalto Relatório da MP da aliança global da vacina será entregue até quinta

Relatório da MP da aliança global da vacina será entregue até quinta

Acordo foi batizado de Covax Facility, é coordenado pela OMS e reúne 150 países. Na América do Sul, participam Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai

  • R7 Planalto | Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP)

Na imagem, deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP)

Reprodução Câmara dos Deputados

O deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP) afirmou ao R7 Planalto que entregará até quinta-feira (10) o relatório da MP (Medida Provisória) 1003/2020, que autoriza o governo federal a aderir à aliança global de vacinas contra a covid-19.

A aliança global foi batizada de Covax Facility, é coordenada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e reúne mais de 150 países. Na América do Sul, já participam Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

Leia mais: Governadores cobram do Planalto plano nacional de vacinação

Pela medida, a adesão brasileira ao Covax Facility não implica a obrigatoriedade da aquisição das vacinas, que dependerá de análise técnica e financeira para cada caso. A compra, se ocorrer, será feita com dispensa de licitação.

Junto com a MP, o governo editou a MP 1004/2020, que prevê a liberação de R$ 2,5 bilhões para financiar os custos do ingresso no Brasil junto ao consórcio internacional.

Veja também: Pazuello diz que prazo para aprovação de vacina é de 60 dias

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estima que a votação da MP do Covax Facility ocorra na própria quinta-feira (10).

Últimas