R7 Planalto Renata Abreu será relatora da PEC da reforma política

Renata Abreu será relatora da PEC da reforma política

Deputada pelo Podemos-SP foi confirmada durante reunião da comissão especial que analisará o tema na Câmara

Na imagem, deputada Renata Abreu (Podemos-SP)

Na imagem, deputada Renata Abreu (Podemos-SP)

Gustavo Lima/24.mar.2015/Câmara dos Deputados

A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) foi confirmada nesta terça-feira (4) como relatora da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma política. 

A escolha foi anunciada durante instalação da comissão especial para análise da proposta. O colegiado será presidido pelo deputado federal Luís Tibé (Avante-MG).

O objetivo da comissão será analisar a adoção de um novo sistema eleitoral para o país. Uma das alternativas em debate é o distritão, em que os deputados mais votados em cada Estado são eleitos, independentemente do desempenho dos partidos nas urnas. Atualmente, o modelo adotado é o proporcional, em que as cadeiras são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos obtido pelos partidos.

Renata, que também é presidente nacional do Podemos, disse que a comissão montará um plano de trabalho. "A ideia é debater todos os sistemas eleitorais e decidir por algum ou por ajustes no atual modelo. Vamos discutir todos os sistemas propostos", afirmou.

As mudanças propostas pelo colegiado precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), até outubro para que possam valer nas eleições 2022.

Últimas