Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Renato Feder é favorito para assumir Ministério da Educação

A seleção do novo titular se transformou numa disputa nos bastidores entre a ala militar e ideológica. Bolsonaro segue sem previsão de anunciar nome

R7 Planalto|Thiago Nolasco, da Record TV

Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder
Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder é, neste momento, o favorito para assumir o Ministério da Educação. Seu nome, contudo, provoca dúvidas no Palácio do Planalto. Diante de impasse, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) segue sem previsão de anunciar o novo titular.

O último ministro, Carlos Decotelli, foi resultado de uma articulação feita pelos ministros militares. A seleção do novo titular, inclusive, se transformou numa disputa nos bastidores entre a ala militar e ideológica. Diante do embate, Bolsonaro pode optar pela terceira via – no caso, Feder.

Leia mais: Bolsonaro se encontra com Feder, mas não deve bater martelo hoje

Feder foi o quinto maior doador entre pessoas físicas da campanha de João Doria (PSDB) para a Prefeitura de São Paulo, em 2016. A possível relação entre o cotado e o tucano, no entanto, provoca dúvidas em Bolsonaro.

Publicidade

De acordo com interlocutores do presidente, o anúncio ainda não foi feito por que existe preocupação por parte do governo federal com a base olavista, de Olavo de Carvalho, nas redes sociais.

Veja também: Carlos Decotelli deixa Ministério da Educação após falhas no currículo

A ala ideológica entende que o novo ministro deve ser diferente de Abraham Weintraub, que ficou cerca de 14 meses no cargo, mas defende um nome que tenha ciência do suposto aparelhamento da pasta à esquerda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.