R7 Planalto Secom faz post com tio Sam, figura dos EUA, de verde e amarelo

Secom faz post com tio Sam, figura dos EUA, de verde e amarelo

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República usou o Twitter para informar sobre ação feita pelo governo federal

Post com tio Sam, de verde e amarelo, feito na página da Secom

Post com tio Sam, de verde e amarelo, feito na página da Secom

Reprodução Twitter Secom

A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) compartilhou em sua conta no Twitter nesta terça-feira (5) uma imagem do tio Sam, considerado a personificação dos Estados Unidos, vestido de verde e amarelo, para ilustrar uma informação do governo federal.

“O governo retirou o sigilo bancário das operações envolvendo recursos públicos federais, inclusive em transações com estados, municípios e instâncias da administração federal. A medida vale desde abril de 2019, e pode ajudar muito neste momento de combate ao coronavírus”, diz.

Leia mais: Governo federal anuncia programa para retomada econômica

O tuíte é acrescido de uma imagem. De um lado, o tio Sam, símbolo do país comandado por Donald Trump. Do outro, está escrito: “presidente Bolsonaro acabou com sigilo bancário de operações com recursos públicos. Todo brasileiro pode ajudar a fiscalizar o uso do seu dinheiro”.

O termo tio Sam foi criado em 1800 por soldados norte-americanos, que se alimentavam de carne cujo produto era estocado em barris com a inscrição U.S (sigla para Estados Unidos em inglês). O alimento era fornecido por Samuel Wilson e, numa brincadeira, os soldados apelidaram de Uncle Sam (tio Sam, em português).

Últimas