CPI da Covid

R7 Planalto Senador critica ministro da Saúde por não ter lido bulas das vacinas

Senador critica ministro da Saúde por não ter lido bulas das vacinas

Otto Alencar falou em irresponsabilidade. Queiroga disse conhecer as bulas e não acha justo ter autoridade questionada por isso

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Senador critica ministro por não ter lido bulas das vacinas

Senador critica ministro por não ter lido bulas das vacinas

Edilson Rodrigues/Agência Senado - 25.05.2021

O senador Otto Alencar (PSD-BA) questionou nesta terça-feira (8) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre as bulas das vacinas aplicadas no País, após o ministro admitir não ter lido todas as bulas. 

"São várias vacinas aplicadas no País, o senhor leu as bulas das vacinas?" questionou senador, que é médico ortopedista.

Diante da negativa o senador seguiu: "Lamento o senhor não ter lido, porque eu li, de todas. O senhor é a autoridade sanitária desse país, determina como a vacina deve ser aplicada e quem deve tomar a vacina. As vacinas podem ter efeitos colaterais para alguns grupos. Se o senhor não leu esse pode ser o ato mais irresponsável que um ministro da  Saúde pode fazer, determinar a aplicação sem ter conhecimento dos efeitos colaterais que ela pode ter".

Queiroga justificou que sabe o que está nas bulas: "Vacina para grávidas, elas estão fora das bulas. Nós distribuimos 70 milhões de doses para os brasileiros, o senhor não pode desqualificar a autoridade sanitária do País por ter ou não lido a bula". 

A partir daí, os ânimos começaram a ficar alterados. Com a altercação, o presidente da Comissão, Omar Aziz (PSD-AM) determinou uma interrupção do depoimento por dez minutos.

Essa não é a primeira vez que as perguntas do senador Otto Alencar repercutem. Na semana passada, ele foi criticado por alguns e elogiado por outros por ter questionado, e constrangido, a oncologista Nise Yamaguchi sobre a origem e tipos de coronavírus. 

Últimas