Coronavírus

R7 Planalto Senador quer convocar Pazuello para dar respostas sobre pandemia

Senador quer convocar Pazuello para dar respostas sobre pandemia

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou requerimento nesta sexta-feira (15). Manaus (AM) sofre com falta de oxigênio

Na imagem, ministro Eduardo Pazuello (Saúde)

Na imagem, ministro Eduardo Pazuello (Saúde)

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 07.01.2021

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou, nesta sexta-feira (15), requerimento de convocação do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para obriga-lo a comparecer no Senado Federal e prestar esclarecimentos sobre o enfrentamento da pandemia da covid-19.

“Enquanto o Ministério da Saúde se encontra em estado de paralisia e flagrante negacionismo em relação a pandemia do coronavírus e às suas consequências na vida dos brasileiros, o país acompanha apreensivo o colapso do sistema de saúde de Manaus, onde a população local padece da falta de insumos básicos para o combate efetivo à doença, como o oxigênio, o que torna a situação dos enfermos ainda mais dramática e penosa”, afirma Vieira.

Na capital de Amazonas, hospitais estão lotados e há relatos de que pacientes estão morrendo asfixiados por falta de oxigênio, um insumo básico. Cerca de 150 pacientes com covid-19, internados em Manaus, começaram a ser transferidos para oito capitais brasileiras. Pazuello, por sua vez, reconheceu o colapso enfrentado por manauaras.

“Além da inação e inabilidade frente aos problemas emergenciais e complexos que resultam do descontrole da pandemia no país, o plano emergencial de vacinação apresenta vaguezas e inconsistências que aumentam as desconfianças e incertezas da população em relação a sua real efetividade e aplicabilidade na prática”, avalia o senador.

Últimas