R7 Planalto Senador quer ouvir auditor do TCU sobre relatório de mortes por covid

Senador quer ouvir auditor do TCU sobre relatório de mortes por covid

Requerimento convoca Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, suposto autor do diagnóstico revelado por Jair Bolsonaro

  • R7 Planalto | Mariana Londres e Plínio Aguiar, do R7

Senador quer ouvir auditor do TCU

Senador quer ouvir auditor do TCU

Saulo Cruz/TCU

O senador Humberto Costa (PT-PE) protocolou nesta terça-feira (8) requerimento para convocar o auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques para explicar o suposto relatório que teria apontado que metade das mortes por covid-19 em 2020 no país não ocorreram.

Marques foi apontado por reportagem na mídia como o auditor responsável pelo suposto relatório. Por isso, o senador quer convocar o auditor para se explicar diante dos demais membros da CPI. Não há, ainda, data para analisar o requerimento.

Relatório

A corte divulgou uma nota na última segunda-feira (7) que nega a informação dada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que teria realizado o relatório sobre mortes por covid-19.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid’, conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”. O órgão completou que não é autor do documento que circula na imprensa e nas redes sociais.

Horas antes, Bolsonaro havia dado a declaração e creditada ao TCU para apoiadores em Brasília. Nesta terça, porém, admitiu que errou e disse que ele próprio fez uma tabela que apontou esse resultado, sem apresentar provas.

Últimas