R7 Planalto Senadora pede inclusão do Pantanal no Conselho da Amazônia por 5 anos

Senadora pede inclusão do Pantanal no Conselho da Amazônia por 5 anos

Pedido será votado nesta sexta no Senado e se aprovado deve ser entregue em mãos ao presidente Bolsonaro em duas semanas

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Senadores querem incluir Pantanal no Conselho da Amazônia

Senadores querem incluir Pantanal no Conselho da Amazônia

Ernesto Carriço/Enquadrar/Estadão Conteúdo – 26.09.2020

Senadores irão votar nesta sexta-feira (9) a indicação feita pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) para que o Pantanal seja incluído no Conselho da Amazônia Legal pelo prazo de cinco anos. Caso o pedido seja aprovado na comissão, os senadores prentendem levá-lo ao presidente Bolsonaro na semana do dia 20 de outubro. O objetivo é ter mais recursos e estrutura, como helicópteros e apoio da Força Nacional, para combater incêndios que devem acontecer nos próximos anos com as secas previstas por institutos metereológicos. 

A justificativa é que os biomas estão interligados e as queimadas na Amazônia também interferem no agravamento da seca no Pantanal.

Parte do Pantanal, a do Mato Grosso, já está na Amazônia Legal, mas a parte do Mato Grosso do Sul não está. A proposta foi feita pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), integrante da Comissão Temporária que acompanha as ações de combate às queimadas no Pantanal. 

"Esses cinco anos de estiagem protegidos pela Consellho Nacional da Amazônia Legal pode ser a maior contribuição dessa comissão ao Pantanal, se a assessoria jurídica entender que é viável e que não atrapalha o Conselho Nacional da Amazônia Legal, na nossa ida a Brasília na semana do dia 20 que pudessémos entregar em mãos à Casa Civil ou ao presidente da República, lembrando que ele serviu na porta de entrada do Pantanal e conhece como poucos essa região. Se a lei permitir, ele não se irá se opor ao apoio financeiro e logístico para que possamos prevenir os incêndios do ano que vem".

Há pouco mais de dois meses, o Senado Federal aprovou proposta da senadora, de indicação ao presidente Bolsonaro para que o Pantanal seja incluído na estrutura do colegiado do Conselho da Amazônia. Pela nova proposta, a inclusão irá até 2025. 

Últimas