Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senadores coletam assinaturas para CPI do Orçamento Secreto

Dois requerimentos querem apurar denúncias relativas a 2020 e 2021

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Plenário do Senado Federal durante sessão
Plenário do Senado Federal durante sessão Plenário do Senado Federal durante sessão

Senadores coletam assinaturas para criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com o objetivo de apurar as notícias de supostas irregularidades na execução orçamentária.

Há dois requerimentos sobre o tema, cada um com foco em um ano de execução orçamentária: um deles diz respeito a 2020; o outro, a 2021.

O requerimento sobre 2020, do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), conta com o apoio de outros 13 senadores. Para ser criada, uma CPI necessita da assinatura de no mínimo um terço do Senado (27). Na sequência, o requerimento deve ser lido em plenário pelo presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O objeto de apuração do requerimento sobre o ano de 2020 se limitará aos recursos com indícios de irregularidades consignados à conta do Ministério do Desenvolvimento Regional e órgãos vinculados, executados durante o ano de 2020, sob a rubrica emenda do relator – seja por meio de transferências voluntárias, seja por execução direta da administração central e suas unidades orçamentárias vinculadas.

Continua após a publicidade

Já no documento sobre 2021, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a proposta é apurar a cooptação de apoio político e as denúncias de irregularidade no uso de verbas públicas sob a rubrica emenda de relator por meio de transferências voluntárias e por meio da execução direta da administração central e suas unidades orçamentárias vinculadas a partir de 2021.

As práticas citadas ficaram conhecidas como o orçamento secreto, em razão das críticas de falta de transparência da mais recente modalidade de emenda, que proporciona ao relator-geral do Orçamento da União a cada ano designar os repasses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.