R7 Planalto Veja como cada senador votou no veto ao reajuste de servidores 

Veja como cada senador votou no veto ao reajuste de servidores 

Governo foi surpreendido com resultado, texto ainda será analisado pela Câmara onde governo espera rever o resultado 

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Veja como cada senador votou no veto ao reajuste de servidores

Veja como cada senador votou no veto ao reajuste de servidores

Pedro França/Agência Senado

A articulação do governo Bolsonaro foi surpreendida na noite de ontem (19) com a derrubada do veto do presidente Bolsonaro ao reajuste de servidores públicos durante a pandemia pelo Senado Federal. O placar foi de 42 votos a 30 pela derrubada e o texto agora será analisado pela Câmara dos Deputados. O governo tenta com os seus articuladores reverter o resultado. 

Os senadores que votaram pela derrubada alegam que os servidores trabalham na linha de frente do combate ao coronavírus e que derrubar o veto não é conceder reajuste, mas permitir que governos façam escolhas.

Já o governo e os senadores que votaram pela manutenção do veto alegam que não há espaço fiscal para nenhum reajuste (caso ocorram o governo terá que cortar de outras áreas) e dizem ainda que os trabalhadores privados foram penalizados com reduções de salários e demissões durante a pandemia, o que não aconteceu com os servidores. 

Por bancada, a orientação da votação foi a seguinte: os partidos PSD, Podemos, PSDB e PL deixaram os seus senadores livres para votar como quisessem. Já o MDB, Progressitas, DEM, Republicanos e a liderança do governo orientaram que seus senadores votassem pela manutenção do veto (SIM). 

PT, Cidadania, PDT, REDE, PROS, PSB, PSL, PSC e Minoria orientaram seus senadores a votar pela derrubada do veto (NÃO), que acabou vencedor. 

Neste link, veja como cada senador votou

Últimas