STF

R7 Planalto Weintraub elogia vídeo de ataque ao STF feito por deputado preso

Weintraub elogia vídeo de ataque ao STF feito por deputado preso

"Meu irmão, que porrada seu vídeo", disse ex-ministro da Educação em aplicativo de mensagens com Daniel Silveira (PSL-RJ)

  • R7 Planalto | Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, ex-ministro Abraham Weintraub

Na imagem, ex-ministro Abraham Weintraub

Marcos Corrêa/PR - 04.02.2020

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub contou nesta quarta-feira (17) que conversou com Daniel Silveira (PSL-RJ), deputado federal preso nesta terça-feira (16) por ataques aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

“Não printo e divulgo conversa privada. Porém, como o celular do Daniel Silveira foi novamente apreendido, antes que isso possa vazar, segue tudo que falamos pouco antes de sua prisão. Assim, espero evitar mais mentiras de blogueiros vagabundos”, escreveu Weintraub.

A publicação é acompanhada de imagem da conversa entre os dois em um aplicativo de mensagens. “Meu irmão, que porrada seu vídeo no Youtube”, disse o ex-ministro da Educação. O parlamentar respondeu que “ninguém aguenta estas merdas”.

O vídeo citado por Weintraub foi divulgado por Siqueira no mesmo dia em que foi preso. Nas imagens, o deputado ataca diretamente magistrados como Edson Fachin, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, entre outros, além de proferir xingamentos de baixo calão e ameaças e promover a defesa do AI-5, o ato mais duro da ditadura militar. O parlamentar é alvo de dois inquéritos na Suprema Corte: atos antidemocráticos e fake news.

Silveira teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. A decisão foi referendada por unanimidade pelos demais ministros da Suprema Corte durante sessão realizada na tarde desta quarta. Agora, cabe a Câmara dos Deputados decidir pela manutenção ou não da prisão.

Últimas