Intolerância? Youtuber é obrigada a deletar vídeo sobre casamento

Casos de “cancelamentos” de pessoas que emitem opiniões contrárias às da maioria têm sido comuns

Estamos vivendo uma época em que muito se fala sobre tolerância, mas, ao mesmo tempo, o que vemos é a intolerância crescer, a cada dia que passa. Ou seja, vivemos a definição da hipocrisia, que é pregar uma coisa e fazer o oposto.

Prova disso foi a censura que ocorreu com o vídeo de uma youtuber colombiana, chamada Kika Nieto. Nele, ao responder perguntas de seguidores, ela disse que acreditava apenas no casamento entre homem e mulher e que não considerava bom que homens ou mulheres estivessem com pessoas do mesmo sexo, mas que respeitava essa escolha.

Alguns militantes não aceitaram sua opinião e decidiram processá-la (chegaram a pedir a prisão da influenciadora digital). "Todos deveriam ser livres para compartilhar suas crenças em público. O que desejo é inspirar mais tolerância em relação a diferentes opiniões", declarou Kika sobre o caso, em um vídeo recente.

A justiça mandou que a colombiana Kika Nieto apagasse vídeo em que expôs sua opinião sobre casamento

A justiça mandou que a colombiana Kika Nieto apagasse vídeo em que expôs sua opinião sobre casamento

Reprodução

Não estou aqui para defendê-la, mas sim para lembrar que todos nós temos o direito de ter nossas opiniões e expressá-las, sem ofender o outro. A verdade é que as pessoas não têm tido esse direito, basta ver o que tem acontecido, chegando a absurdos e exageros.

Não faz muito tempo que um grupo de ativistas lançaram objetos e hostilizaram um pastor canadense, David Lynn, enquanto ele realizava batismos numa praia de Vancouver, no Canadá. Ele foi cercado por uma multidão furiosa que protestava contra sua presença na cidade. "Eles podem dizer o que quiserem sobre mim e minhas crenças e sair impunes, mas se eu falar sobre o que penso e acredito e isso for contrário ao que eles acreditam, eles não conseguem lidar com isso", destacou em entrevista.

Só se pode ter única opinião?

É muito triste viver numa realidade onde as conversas precisam ter o mesmo tipo de opinião para fluírem. Porque, se a pessoa discordar de maneira respeitosa ela poderá se tornar, por definição, preconceituosa, intolerante etc, sendo até mesmo cancelada.

Eu gosto muito de ouvir opiniões diferentes sobre assuntos diversos. Acredito que, assim, o ser humano cresce, não apenas no que tange o conhecimento, mas também como indivíduo.

Porém, na atualidade, está muito difícil conseguir fazer essa troca, uma vez que não se admite, de jeito nenhum, que haja pessoas com pensamentos distintos em relação a um determinado assunto. Parece que não é mais permitido questionar sobre nada.

Dependendo do que uma pessoa diz ela pode ser cancelada, ou seja, excluída de um grupo ou expulsa de uma posição de influência

Dependendo do que uma pessoa diz ela pode ser cancelada, ou seja, excluída de um grupo ou expulsa de uma posição de influência

Reprodução

Não tem pé nem cabeça agir dessa forma. Pensa comigo: Por que as pessoas precisam pensar igual? Será que isso é benéfico?

Não sei o que está acontecendo com as pessoas nem como podemos acatar decretarem que um pensamento não pode ser expressado.

Aceitar esse tipo de imposição calado é seguir um rumo bem perigoso.

A democracia precisa prevalecer

Entende-se por sociedade democrática aquela que é formada pela diversidade do diálogo, ou seja, pela pluralidade de ideias livres e, sobretudo, pacíficas. Neste cenário, não deveriam ser permitidas atitudes antidemocráticas como essas que incluem linchamentos morais e cancelamentos.

É óbvio que ao mesmo tempo que devemos ouvir opiniões podemos defender as nossas e, caso nos sintamos ofendidos, a justiça está aí para nos proteger. Mas, o que não dá para aceitar é que se impeça as pessoas de se expressarem livremente e que se faça "justiça com as próprias mãos".

Ninguém é obrigado a concordar com tudo que ouve. Somos livres para acreditarmos e defendermos o que bem quisermos. Por isso mesmo, será que não conseguimos, enquanto sociedade, ter opiniões divergentes, sem que isso se torne um problema grave?

O fato de eu pensar diferente de você não me torna melhor ou pior, significa apenas que em determinados assuntos tenho opiniões contrárias. E tudo bem. As discordâncias podem ser muito benéficas, principalmente quando se busca soluções. 

Precisamos de menos ódio e mais respeito com a opinião (diferente) do outro.

Últimas