Thiago Helton Empreendedor social cria espaço de brincar para crianças com deficiência

Empreendedor social cria espaço de brincar para crianças com deficiência

O direito de brincar foi consagrado pela Declaração Universal dos Direitos da Criança aprovada pela ONU em 1959. Além dessa previsão no Tratado Internacional, o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - deixa claro que brincar é um dos aspectos do direito a liberdade.

Entretanto, muitas crianças, sobretudo aquelas com deficiência grave ou severa, ainda desconhecem a principal atividade da infância. Em regra, a vida de muitos pequeninos é marcada por uma agenda multidisciplinar, médico, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupoacional, entre outras atividades voltadas para a saúde, habilitação e reabilitação, de modo que o direito de brincar passa desapercebido pelas famílias.

A ausência de espaços públicos e privados que contemplem a criança com deficiência com o direito de brincar também contribui para essa realidade que pode privar os pequenos de um desenvolvimento social e psicológico digno durante a infância.

Foi pensando na alegria e nas possibilidades desse público que o Guilherme Sette Cãmara, um empreendedor social, criou o "Núcleo Esporte Terapia" em Belo Horizonte. Um espaço direcionado para a diversão, esporte e lazer de crianças com as mais diversas deficiências. 

Um projeto iniovador que promete arrancar sorrisos e fazer valer o direito de brincar para toda a diversidade. Eu fiz questão de conhecer o "Núcleo Esporte Terapia" com a equipe do Faça Parte e produzimos uma matéria completa sobre esse belo trabalho que chegou para ficar na capital mineira.

O projeto é desenvolvido em parceria com a AMR (Associação Mineira de Reabilitação) e aberto para todo o público interessado. Para mais informações basta entrar em contato com a turma através dos telefones: (31) 3304-1334 ou (31) 99979-9774

Em nome da inclusão, assista a matéria completa e compartilhe!

Clique aqui para acessar a nossa playlist com todas as matérias do Faça Parte​