Brasil perde mais uma e se complica na Copa Davis
Holanda vence de virada por 2 a 1 e deixa a equipe brasileira em situação difícil na competição
A Holanda venceu o Brasil nesta quinta-feira (12), em Bolonha, pela segunda rodada da fase final da Copa Davis. João Fonseca venceu o seu jogo por 6/4 e 7/6[3]. Depois, Thiago Monteiro foi derrotado por 6/7[2] e 4/6. No terceiro jogo, a dupla Rafael Matos e Marcelo Melo perdeu por 4/6 e 6/7[5].
Com o resultado, a Holanda segue viva, com uma derrota e uma vitória, enquanto os brasileiros estão numa situação delicada, com duas derrotas. Ontem, perdemos para a Itália por 2 a 1.
Fonseca vai bem e vence seu primeiro jogo na Davis
No jogo de abertura da rodada, João Fonseca, 158 do ranking, enfrentou Botic van de Zandschulp, 68 da ATP (aquele que eliminou Alcaraz do US Open), e venceu em sets diretos, 6/4, 7/6[3].
Na primeira parcial, os jogadores foram confirmando seus serviços até o nono game, quando o carioca conseguiu uma quebra e seguiu para fechar em 6/4. O segundo set foi mais equilibrado, nenhuma quebra até o 12º game. A vitória veio no tiebreak. João abriu 4 a 1, e Zandschulp encostou em 3/4, mas o brasileiro administrou bem, confirmou seus dois serviços seguintes e quebrou mais uma vez o holandês, fechando em 7/3.
A primeira vitória do Brasil em simples nesta fase final da Copa Davis encheu a equipe e a torcida de esperança. Era preciso vencer na outra simples ou na dupla. Mas não foi o que aconteceu.
Thiago perde de novo
No segundo confronto, Thiago Monteiro, 76º do ranking, encarou Tallon Grieskspoor, 39 do mundo. O cearense mostrou a garra de sempre, mas acabou derrotado por 6/7[2] e 4/6. No primeiro set, Thiago fez um bom jogo e chegou a ter dois set points contra no décimo game. Mas reagiu, venceu o game e provocou o tiebreak, vencido pelo holandês. No segundo set, Grieskspoor teve uma quebra no quinto game e só administrou até fechar em 6/4.
Matos e Melo não conseguem repetir o desempenho do primeiro dia
No terceiro jogo do dia, a dupla Rafael Matos e Marcelo Melo entrou em quadra para enfrentar Wesley Koolhof/van de Zandschulp. Mas a expectativa de que os brasileiros conseguissem a vitória que desempataria o jogo foi frustrada pelos holandeses. Koolhof e van de Zandschulp erraram menos e venceram por 6/4, 7/6[5].
Com duas derrotas, o Brasil precisa torcer para uma vitória da Itália amanhã, contra a Bélgica. Os dois times venceram seus jogos na primeira rodada. Se isso acontecer, e no sábado a equipe brasileira vencer os belgas por um bom placar, teremos chance de classificação.
Se, ao contrário, a Bélgica vencer a Itália, estaremos eliminados com uma rodada de antecipação. E Itália e Holanda disputarão o segundo lugar.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.